Como evitar acidentes por raios e danos ao fornecimento de energia
Nesta época do ano, de muito calor e chuvas fortes, é comum o aumento de raios provocados pelas tempestades.

O ELAT – Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE – prevê que nesta temporada de 2015, haverá um aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país. Na região Sul, a elevação no número de descargas deverá ocorrer especialmente no final do verão. As regiões Sudeste e Centro-oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média.

O provável aumento no índice de raios também pode causar danos no fornecimento de energia. Por isso, além de ficar atento aos cuidados que você deve ter com o seu no-break nessa época do ano, separamos também algumas dicas úteis para garantir a segurança de outros equipamentos eletrônicos e também a sua própria. Confira:

Calor

Equipamentos como computadores pessoais e videogames são os mais vulneráveis à temperatura. Isto porque os chips não foram desenvolvidos para trabalhar em ambientes tão quentes. Por isso, preste sempre muita atenção se o seu equipamento estiver aquecendo, deixando sempre com a área de ventilação desobstruída e seguindo as orientações corretas para ligar e desligar o equipamento.

Chuvas

Raios e quedas de energia são dois problemas causados pelas chuvas de verão. Principalmente num país como o Brasil, que tem a maior incidência de raios do mundo. Durante uma chuva de verão, evite:

Uso de celular, secador de cabelo e ferro elétricos conectados à tomada;
Uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Consertos de instalações elétricas.
Uma das soluções para amenizar os efeitos dos raios é o aterramento da fiação elétrica em residências, que é obrigatório no Brasil. Porém, vale notar que as casas mais antigas podem não contar com esta alternativa. O aterramento nada mais é do que instalar um cabo de cobre no solo, fazendo que ele possa descarregar as tensões atmosféricas, estáticas e ainda facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção, como os disjuntores.

Outra solução para proteger seus equipamentos é o uso do no-break, pois ele vai garantir o tempo necessário para desligá-los com segurança em caso de dano na rede elétrica que possa ocasionar interrupção no fornecimento de energia.

Fonte: http://nobreak.com.br/como-evitar-acidentes-por-raios-e-danos-ao-fornecimento-de-energia/
Newsletter
Assine a newsletter da Max Eletron e receba nossas novidades.