Somos a MAX Eletron, fabricante de Rack para CFTV, power balun, caixas metálicas, racks organizadores de cabos, hastes para concertinas, mini rack parede, mini rack piso, vídeo balun, rack padrão 19

Entenda como funciona a Internet das Coisas (IoT)

Entenda como funciona a Internet das Coisas (IoT)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O avanço tecnológico que está mudando cada vez mais o cenário mundial.

Em breve, os objetos e ferramentas terão habilidades de comunicação uns com os outros, proverão e usarão serviços, dados e poderão reagir a eventos.

Ao conectar objetos com diferentes recursos a uma rede, potencializa-se o surgimento de novas aplicações, como por exemplo sistemas de CFTV inteligentes. Neste sentido, conectar esses objetos à Internet significa criar a Internet das Coisas (em inglês: Internet of Things, IoT).

A IoT pode ser vista como a combinação de diversas tecnologias, as quais são complementares no sentido de viabilizar a integração dos objetos no ambiente físico ao mundo virtual.

 

Categorias:

 

  • Identificação: é uma das categorias mais importantes, visto que é primordial identificar os objetos individualmente para conectá-los à Internet. Tecnologias como RFID, NFC (Near Field Communication) e endereçamento IP podem ser usados para identificar os objetos.

 

  • Sensores/Atuadores: sensores coletam informações sobre o contexto onde os objetos se encontram e, em seguida, armazenam/encaminham esses dados para centros de armazenamento. Já os atuadores podem manipular o ambiente ou reagir de acordo com os dados obtidos.

 

  • Comunicação: se trata de um conjunto de diversas técnicas usadas para conectar objetos inteligentes. Também desempenha papel importante no consumo de energia dos objetos sendo, portanto, um fator crítico. Algumas das tecnologias usadas são WiFi, Bluetooth, IEEE 802.15.4 e RFID.

 

  • Computação: inclui a unidade de processamento como, por exemplo, microcontroladores, processadores e FPGAs, responsáveis por executar algoritmos locais nos objetos inteligentes.

 

  • Serviços: a IoT pode prover diversas classes de serviços, dentre elas, destacam-se os Serviços de Identificação, responsáveis por mapear Entidades Físicas (EF) (de interesse do usuário) em Entidades Virtuais (EV) como, por exemplo, a temperatura de um local físico em seu valor, coordenadas geográficas do sensor e instante da coleta.

 

  • Serviços de Agregação de Dados: coletam e sumarizam dados homogêneos/heterogêneos obtidos dos objetos inteligentes; Serviços de Colaboração e Inteligência agem sobre os serviços de agregação de dados para tomar decisões e reagir de modo adequado a um determinado cenário; e Serviços de Ubiquidade promovem serviços de colaboração e inteligência em qualquer momento e qualquer lugar em que eles sejam necessários.

 

  • Semântica: refere-se à habilidade de extração de conhecimento dos objetos na IoT. Trata da descoberta de conhecimento e uso eficiente dos recursos existentes na IoT, a partir dos dados existentes, com o objetivo de prover determinado serviço. Para tanto, podem ser usadas diversas técnicas como Resource Description Framework (RDF), Web Ontology Language (OWL) e Efficient XML Interchange (EXI).

 

São muitos os objetos conectados, como geladeiras, óculos, elevadores e carros. A rede pode intervir em pequenos gadgets ou em infraestruturas complexas. Pensando em toda essa usabilidade, vêm surgindo iniciativas, que envolvem grandes empresas, para unificar a Internet das Coisas.

A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens.

Para saber mais sobre o assunto, fique atento às nossas redes sociais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Entenda como funciona a Internet das Coisas (IoT)

Enviando Comentário Fechar :/
E-mail cadastrado com sucesso!

Assine nossa newsletter