Conheça alguns dos erros cometidos por técnicos na instalação!
Separamos casos simples que podem ocorrer e comprometer seriamente o funcionamento, fique por dentro e evite essas falhas. Vamos lá!
CFTV
Circuito Fechado de TV, ou mais conhecido como CFTV, é um sistema para monitoramento feito por câmeras digitais ou analógicas, com a finalidade de realizar a segurança e vigilância de determinado local.
Por possuir bastante variedade nos produtos e métodos de instalação, o processo envolve habilidade, conhecimento e o principal, atenção!
Vamos listar alguns erros comuns que ocorrem nas instalações, que as vezes podem se tornar grandes problemas.
1º - Falta de organização e planejamento antes de começar o serviço
Como primeiro ponto, não podemos deixar de falar de onde parte o início de tudo. É o momento que o técnico deve escolher os pontos estratégicos e locais onde cada equipamento será posicionado. Planejar antes é importante para evitar frustações do cliente e do prestador do serviço.
2º - Incompatibilidade entre os equipamentos
Um erro bastante comum de um instalador inexperiente, é não verificar se os produtos se comunicam entre si. Sabemos que hoje várias empresas possuem códigos e frequências fechados, evitando a comunicação entre dois ou mais equipamentos de marcas diferentes. Antes de orçar, é sempre bom pesquisar se todos os componentes da instalação, são compatíveis!
3º - Cabeamento ruim ou mal colocado
Nem vamos tocar no assunto de cabeamento de câmera ao lado de fios de energia!
Como qualquer outro produto, o cabeamento exige qualidade, afinal é ele que é o responsável por transmitir o sinal de vídeo e alimentação. Interferências podem acontecer e comprometer o sistema todo. Nessa hora, tentar economizar não é uma boa ideia.
Outro detalhe é infraestrutura ruim, na qual cabos ficam pendurados ou visíveis. Além de ficar esteticamente feio, é extremamente fácil sabotar a transmissão cortando o cabo.
4º - Economizar na montagem do kit
Como mencionado anteriormente, não é apenas o cabeamento que merece atenção. Se alguém está adquirindo um circuito de monitoramento, provavelmente ela quer proteger algo valioso. Portanto, para isso, o investimento em materiais que vão atender adequadamente a situação é importante. Câmeras de resolução ruim, HDs com pouco armazenamento, fontes de péssima qualidade que queimam na mesma semana e por aí vai...!
Isso tudo compromete significativamente o final do sistema.
Em alguns casos, os clientes optam até por removerem o HD do orçamento, para baratear o custo na aquisição, algo totalmente errado.
5º - Deixar o DVR em local de fácil acesso
O DVR é o coração do CFTV! Ele que faz o gerenciamento das imagens e armazena junto ao HD as gravações. Basicamente se ele estiver em um local acessível e alguém desligá-lo ou até mesmo roubá-lo, o sistema todo é comprometido e perde funcionalidade.
É bastante importante mantê-lo em um local seguro para evitar esses acontecimentos. Como exemplo, você pode deixar em uma sala trancada ou dentro de um armário.
Nunca deixe ele em locais de difícil acesso até para a manutenção, como em alguns casos que instaladores colocam o DVR na laje do local. Dificulta você para chegar até ele e ainda faz o aparelho ficar em um lugar quente, com muita poeira, diminuindo ainda mais o tempo útil de trabalho dele.
O mais recomendado no armazenamento do DVR, são os Racks Metálicos vendidos no mercado hoje. Além de proteger de pessoas mal-intencionadas, os racks ainda organizam toda a parte de infra no aparelho e evita essa questão de superaquecimento e sujeira internamente.
Em nosso site você tem acesso a todos os modelos que temos disponível: https://www.maxeletron.com.br/
Mas e aí, você já se deparou com algum desses erros? Conta pra gente aqui nos comentários!
Veja Também:
Artigos Relacionados
Olá, deixe seu comentário para Conheça alguns dos erros cometidos por técnicos na instalação!