Somos a MAX Eletron, fabricante de Rack para CFTV, power balun, caixas metálicas, racks organizadores de cabos, hastes para concertinas, mini rack parede, mini rack piso, vídeo balun, rack padrão 19

Taxação da Energia Solar, uma realidade próxima?

Taxação da Energia Solar, uma realidade próxima?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Entenda a proposta da Aneel que quer taxar a geração de energia solar, isso mesmo, taxar um recurso infinito, sustentável e totalmente gratuito.

Uma proposta de mudança na resolução normativa 482 de 2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) gerou uma grande revolta no setor. Isso porque o órgão quer retirar alguns benefícios de quem gera sua própria energia, alegando que há custos, diferente de quando a medida foi implantada. Por outro lado, muitas empresas e produtores rurais que passaram a investir neste tipo de energia afirmam que a taxação gera insegurança jurídica, já que a Aneel prometeu previsibilidade por 25 anos e os investimentos foram de longo prazo. 

Desde abril de 2012, os brasileiros podem gerar sua própria energia e fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade, ou seja, injetar energia para os demais consumidores. Tal excedente é devolvido para o próprio cliente em forma de créditos que podem ser abatidos nas próximas contas de energia.

Taxação da Energia Solar, uma realidade próxima?

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) defende que as taxas não cobradas dos microgeradores de energia solar são compensadas “economizando o uso de outras fontes de eletricidade que são escassas e poluentes, injetando energia limpa na rede, reduzindo perdas no sistema elétrico, gerando emprego e renda, entre outros benefícios”.

A proposta que a Aneel colocou em consulta pública prevê um período de transição para as alterações nas regras. Quem já possui o sistema de geração vai permanecer com as regras atuais em vigor até o ano de 2030. Já os consumidores que realizarem o pedido da instalação de geração distribuída após a publicação da norma, prevista para 2020, passam a pagar o custo da rede.

De acordo com a Aneel, as alterações no sistema de compensação propostas equilibram a regra para que os custos referentes ao uso da rede de distribuição e os encargos sejam pagos pelos consumidores que possuem geração distribuída, sem impactar a tarifa de energia dos consumidores que não possuem o sistema.

O valor da energia no Brasil é muito alto. Nosso país tem um dos maiores potenciais de produção de energia solar do Planeta. Esse mercado pode crescer até 300% em 2019 e movimentar até R$ 100 bilhões até 2040. Países como China, Índia e os Estados Unidos encabeçam a lista de investimentos em energia solar, mas nós apenas temos 1,2% da produção de energia nacional fotovoltaica.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Taxação da Energia Solar, uma realidade próxima?

Enviando Comentário Fechar :/

Atendimento Online

Fale com a nossa equipe agora mesmo

Vendas

Vendas

Contate nosso setor de vendas

Financeiro

Financeiro

Contate nosso setor financeiro

Suporte

Suporte

Contate nosso setor técnico

WhatsApp WhatsApp
E-mail cadastrado com sucesso!

Assine nossa newsletter