Somos a MAX Eletron, fabricante de Rack para CFTV, power balun, caixas metálicas, racks organizadores de cabos, hastes para concertinas, mini rack parede, mini rack piso, vídeo balun, rack padrão 19

Segurança : Como manter seus dispositivos eletrônicos protegidos

Segurança : Como manter seus dispositivos eletrônicos protegidos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Saiba como manter seus dispositivos eletrônicos como computadores, celulares, tablets, Tvs protegidos de Hackers e Vírus na internet.

Não é de hoje que os usuários sabem dos ataques que podem torná-los vítimas de cibercriminosos. O Android é o sistema operacional móvel mais popular, o que explica o motivo da existência de tantos malware para esse sistema operacional. Quando se trata da segurança dos nossos dispositivos, é essencial protegê-los e estar ciente dos diferentes métodos que os criminosos usam para nos enganar.

Apesar de a grande maioria da população já estar habituada com as facilidades da internet, muitas pessoas ainda não estão prontas para enfrentar as ameaças atuais ou as que ainda estão por vir. Você, por exemplo, está tranquilo com sua rede e equipamentos contra os ataques virtuais?

Se a resposta for negativa, podemos ajudar para que você e sua família tenham uma navegação mais segura ao utilizar a rede doméstica e até Wi-Fi públicos, mantendo seus dispositivos protegidos. Confira algumas dicas para ter mais segurança na internet.

Aumente sua segurança na internet com dicas simples
1. Mude já as senhas e as configurações-padrão
Essa é a porta de entrada mais fácil para um hacker. Portanto, este é o primeiro passo para ter o mínimo de segurança na internet. Tenha regras para as senhas de seu roteador e outros dispositivos que acessam à rede: não utilize senhas fáceis de serem reproduzidas ou relacionadas a você, como sua data de aniversário ou de pessoas próximas. Crie códigos aleatórios, alternando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, e mude-as periodicamente, a cada três meses, pelo menos.

Outra sugestão é nunca utilizar a mesma senha para diferentes contas. Se achar complicado memorizar diversas senhas, você pode hoje usar gerenciadores que te ajudam nessa tarefa.

Para smatphones, caso opte por adquirir um modelo já usado, procure restaurar as configurações originais, ou “de fábrica”, antes de começar a usá-lo e ajuste-o conforme as orientações acima. Evite adquirir um dispositivo móvel que tenha sido ilegalmente desbloqueado (jailbreak) ou cujas permissões de acesso tenham sido alteradas. Esta prática, além de ser ilegal, pode violar os termos de garantia e comprometer a segurança e o funcionamento do aparelho.

Atenção: os gravadores digitais de vídeo (DVRs e NVRs) também vêm com uma senha-padrão de fábrica (default), por isso, altere-a imediatamente assim que instalar o produto. Outra dica é trocar as portas-padrão desses aparelhos, assim você diminui a vulnerabilidade e reduz as chances deles serem encontrados na rede e ter suas imagens prejudicadas. Caso já tenha o produto instalado, converse com um técnico especializado e solicite essa troca de senha assim como a atualização do sistema.

2 .Minha senha é 1234. “Não tem como garantir segurança se não começar com uma senha forte“, reforça Marques. “Informações mais óbvias como data de nascimento, cantor favorito, entre outras que sejam fáceis de qualquer pessoa saber, não devem ser colocadas como senhas”. Por isso, para que uma senha seja segura, deve ser única e complexa; em particular, ter pelo menos 15 caracteres de comprimento e combinar letras, números e caracteres especiais

 

3.  “A última vez que atualizei…” Quanto mais atualizado estiver o sistema operacional e as versões dos aplicativos, menos problemas de segurança o usuário enfrentará. Por isso, as atualizações devem ser regulares;
O segredo é usar sempre a versão mais atual do seu sistema operacional para qualquer dispositivo eletrônico . A cada nova versão, o sistema fica menos vulnerável contra os ataques, pois seus desenvolvedores já corrigiram falhas anteriores.

Em desktops e notebooks, use sempre softwares atualizados em todos os navegadores da Web, sistemas operacionais, plug-ins e editores de documentos. Quando você receber notificações para atualizar seu software, faça isso o quanto antes. Revise o software regularmente para saber se você está usando a versão mais recente disponível.

Outro ponto: diga adeus aos programas piratas! Os hackers são atraídos por softwares ilegais. É como se fossem um ponto de apoio para o criminoso virtual. Eles oferecem diversos riscos já que um programa alterado para distribuição ilegal pode incluir mais facilmente um vírus. Além disso, esses programas precisam de arquivos conhecidos como “crackers” que normalmente exigem permissões administrativas, facilitando ainda mais uma futura invasão.

Em relação aos smartphones, siga as mesmas regras. Além disso, seja cuidadoso ao instalar aplicações desenvolvidas por terceiros, como complementos, extensões e plug-ins. Procure usar aplicações de fontes confiáveis e que sejam bem avaliadas pelos usuários, verificando comentários e se as permissões necessárias para a execução são coerentes com a destinação da aplicação

 

Embora a maioria dos anúncios seja segura, seu smartphone poderá ser afetado se você abrir banners ou anúncios que abrem uma nova janela ("pop-ups").

Tenha cuidado com tudo o que afirma que seu smartphone está infectado ou que peça sua senha e informações pessoais. Você pode, acidentalmente, fazer o download de um software indesejado ou possivelmente perigoso, ou ainda conceder acesso à sua conta.

Cuidado ao utilizar redes Wi-Fi públicas
Tome muito cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas, especialmente aquelas que não exigem senha. Algumas podem ser “iscas” para capturar dados dos dispositivos conectados a ela. Outras podem redirecionar para sites falsos.

Também não utilize estas mesmas redes ou computadores públicos para acessar informações sigilosas, como dados bancários. Elas podem estar programadas para reter informações como número da conta e senha de acesso.

Outro cuidado ao usar computadores e redes fora de casa: ao acessar seu e-mail, sua conta em uma loja on-line, seu perfil em redes sociais, ou qualquer outro serviço que exige nome de usuário e senha, clique no botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente realiza este procedimento simplesmente fechando a janela do navegador ou entrando em outro endereço a partir dali.

 

Alguns apps podem prejudicar o smartphone. Para evitar apps perigosos, faça o download a partir de fontes confiáveis, como o Google Play.  Antes de um app ser publicado no Google Play, ele é analisado para garantir que não se trata de um app perigoso.

Se você tem o app Play Store instalado e fizer o download de outras fontes, o recurso Play Protect verificará os apps transferidos antes e depois de instalá-los. Se você receber um aviso do Play Protect, recomendamos que não instale o app em questão.

Viu como é simples ter mais segurança na internet para proteger seus dispositivos? Basta começar com ações simples como essas e ir evoluindo para práticas mais avançadas, contando, principalmente, com o apoio de especialistas na área.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Segurança : Como manter seus dispositivos eletrônicos protegidos

Enviando Comentário Fechar :/
E-mail cadastrado com sucesso!

Assine nossa newsletter